O calendário no ocidente
As linhas do tempo estam divididas por anos, cada ano representado por um número. Isso é o que chamamos de datação em anos a partir de um marco inicial. Por exemplo:
O ano 2013, usado no calendário do ocidente significa a quantidade de anos após o marco inicial que lhe serve de referencia (estamos dizendo que Jesus Cristo nasceu há 2013 anos atraz, antes de nós.
Para os cristãos, o nascimento de Jesus Cristo é o acontecimento de maior importancia, que deu origem ao calendário cristão.
Hoje em dia, dentre todos os calendários existentes, prevalecem três contagens de tempo diferentes: a cristã, a muçulmana e a judaica, cada uma com o seu marco inicial.
- Contagem judaica → O macro inicial refere-se à época em que Abraão e sua tribo saíram de Ur e foram para Canaã (Terra Prometida), onde está Isbrael (país dos judeus) atualmente. Isso corresponde ao ano 3761 antes do ano 1 do calendario cristão.
- Contagem cristã → Para os cristãos, o marco inicial da contagem do tempo é o nascimento de Cristo. O que ocorreu antes desse marco é contado em ordem decrescente, utilizando a abreviação a.C (antes de Cristo) junto a data.
- Contagem muçulmana → Para os muçulmanos, o marco referencial da sua contagem do tempo é a Hégira, quando Maomé, o fundador da religião muçulmana, saiu de Meca para Medina (ambas cidades da Arábia), dando início às pregações religiosas. Isso corresponde ao ano 622 do calendario cristão.
Observe as linhas do tempo a seguir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário